segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Carta de José Lobo de Vasconcelos a D.Manuel II


Azedo Gneco


El Rei D.Manuel II consciente de que com os partidos rotativos não era possível construir um governo estável que reflectisse os desejos do povo entra em conversações com o Partido Socialista de Azedo Gneco. Fruto e testemunho da "Consciência Social" de El Rei D.Manuel II é esta carta dirigia a El Rei D.Manuel II por José Lobo de Vasconcelos depois de 1910, na resposta de El Rei D.Manuel II vê-se a preocupação do Rei expulso com a sua tão amada Pátria.
Por muito que os republicanos ofendessem a personalidade de D.Manuel II, por muito que a estória escrita com as cores verde e rubra tentasse demonstrar, D.Manuel II era uma pessoa muito mais do que se dizia. Foi o primeiro a ser chamado "Chefe de Estado" e de certeza que foi o mais brilhante de todos os que lhe sucederam ....

Chamei "estória" e não "história"ou seja de forma prejurativa porque a história que se conhecia até à pouco tempo foi fortemente mal contada de propósito pelo regime vencedor de 5 de Outubro. Sempre disseram que D.Manuel II não era um Rei capaz e sem personalidade, era comandado pela sua mãe. Esta é que é a estória, parte da História são as cartas que deixei.

Quem era José Lobo de Vasconcelos ?

  • General de Artilharia
  • Ajudante de Campo dos reis D. Carlos e D. Manuel II


  • Fontes : Dossier Regicídio, de Mendo Castro Henriques

    6 comentários:

    Anónimo disse...

    Caro Rui Monteiro, certamente quis escrever história, porque de história se trata e não estória, agora muito usado,importado do Brasil, que quer significar ficção.

    Rui Monteiro disse...

    Eu queria exactamente chamar "estória" e não "história"ou seja de forma prejurativa porque a história que se conhecia até à pouco tempo foi fortemente mal contada de propósito pelo regime vencedor de 5 de Outubro.
    Sempre disseram que D.Manuel II não era um Rei capaz e sem personalidade, era comandado pela sua mãe. Esta é que é a estória, parte da História são as cartas que deixei.

    Cumprimentos Monárquicos

    space_aye disse...

    Primeiro:
    Quem era esse tal sr. José Lobo Vasconcelos?
    E segundo, exijo porvas concrectas sobre isso de D. Manuel ter estado em negociações com o Partido Socialista para formar governo.
    É certo que ele ouviu algumas reivindicações dos operários, de modo a tentar mudar alguma coisa mas daí até negociar um governo do partido socialista vai uma grande distância!

    Rui Monteiro disse...

    Olha pá José Lobo Vasconcelos só era :

    General de Artilharia

    Ajudante de Campo dos reis D. Carlos e D. Manuel II

    Queres saber mais ?
    http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=116270

    space_aye disse...

    Muito obrigado

    Francisco Lobo de Vasconcellos disse...

    Caro Space_aye

    Em breve poderá saber mais sobre o General José Lobo de Vasconcellos numa pequena publicação que estamos a preparar.
    Mas estou ao dispor para qualquer dúvida.
    Francisco Lobo de Vasconcellos