quinta-feira, 7 de abril de 2011

O regresso da União Ibérica


Reconheço a minha perplexidade. Mas não se trata de uma atoarda nem de dizeres cáusticos lançadados (e escutados) aqui e ali. Parece ser verdade: cada vez há mais adeptos - portugueses ou espanhois - da sempre famigerada União Ibérica.


Essa a conclusão de um inquérito levado a cabo pela Universidade Complutense de Madrid e pelo Centro de Investigação e Estudos de Lisboa. Concretamente, dos nacionais abordados, 46% pronunciaram-se favorávelmente, em 2010. No ano anterior, a percentagem era de 39,8%. Esta última, sensivelmente idêntica à dos espanhois, na actualidade.


Acrescente-se que a aludida pesquisa, já agora, peca por defeito: omite a pergunta - Reino da Ibéria ou República Ibérica?


Porque quanto à capital do nóvel Estado, as hipóteses só podem ser duas (digo eu) - ou Braga, cujo Arcebispo sempre foi o Primaz das Espanhas; ou Santiago de Compostela, onde vão dar todos os caminhos da Cristandade peninsular.



1 comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Deixe-me rir! Foram entrevistadas menos de 2000 pessoas e ainda por cia, pela Complutense! essa entidade que publica hilariantes "estudos" sobre a Restauração da independência em 1640, onde os portugueses são apresentados como fiéis a Filipe IV e os conjurados "uma elite possidente terratenente e parasita". Enfim, são uns pândegos, esses fulanos. Mas não se rale, isso rebenta logo ao primeiro jogo da selecção. sabe como é...
Truques, truques pagos para publicação pelos amigos dos negócios nos jornais de Lisboa. Bah!