domingo, 7 de dezembro de 2008

A qualidade humana que querem abolir







Nós tivemos como últimos Reis um tradutor de Shakespeare e melómano (D. Luís I), um cientista oceanográfico de renome mundial e pintor de mérito (D. Carlos I) e um bibliófilo que deixou obra ainda hoje considerada incontornável para o estudo da imprensa em Portugal (D. Manuel II).
Os tailandeses têm como Rei um dos mais galardoados compositores de swing, que gravou e tocou com Benny Goodman, um fotógrafo que integra todas as antologias da história da fotografia na segunda metade do século XX e um pintor. É isto que a ganga capitalisteira e analfabeta quer destruir. São dois mundos imiscíveis: o poder dos parvenus sem nível, descerebrados e medíocres e a exigência do belo como categoria indissociável de uma visão sã do mundo; logo, aristocrática, criadora e perfeccionista.


Miguel Castelo-Branco, COMBUSTÕES

4 comentários:

space_aye disse...

Uau. Podem ser exelenets pintores mas são umas bestas na politica.
Cada pessoa tem o su talento, ha reis que nasceram para a pintura outros para outras actividades.
Alguns nasceram mesmo para governar mas independentemente disso a monarquia é sempre um mau sistema.

Nuno Castelo-Branco disse...

isso diz o space. Nós achamos exactamente o oposto... e já agora, a grande vantagem consiste em os reis não governarem. O mesmo não pode dizer do Américo Tomás, Sampaio, Cavaco, Sarkozy, Pinochet, Saddam, etc... esses governam em pleno, ou como cá, são "semis" qualquer coisa!

space_aye disse...

Então afinal o que pensam os monarquicos? Que a culpa do estado do país é o presidente ter muitos poderes? E por isso querem a Monarquia? Acham que é o presidente que está a estragar tudo?
Ou simplesmente são pintores dedicados que não conseguem imaginar sequer que no seu país nem mesmo a sumidade do presidente da República saiba pintar um quadro e que por isso perferem apostar num rei visto que costumam ser bons pintores?
A mim parecem-me mais aqueles putos autistas obcecados com história e que querem voltar ao "tempo dos reis" por mera diversão.
Poupem-me!

Ricardo Ferreira disse...

então vocês querem os reis para servirem de castiçais do regime certo?