quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Uma lição à República. Em inglês.



Video acabado de chegar, via Radical Royalist

3 comentários:

João Amorim disse...

O republicano parece-me muito civilizado e polido, a monárquica demasiado "old fashion" mesmo sabendo que a iconografia pretende remeter para os dois "estilos" de chefia de estado. Se tivessem trocado a indumentária aos personagens o discurso mantinha-se! Este é um dos problemas mentais de que sofrem os marimbistas e ressabiados, quando pensam na monarquia: vêem passar à frente dos olhos os filmes classe B da televisão e de Hollywood. Ligar a iconografia do "antigo-conservador" com uma ideia de monarquia é um dos tiros no pé no discurso monárquico

Nuno Castelo-Branco disse...

Ora essa, João... A senhora até tem uma faixa azul! De qualquer forma detestaria ver a Rainha Isabel - a nossa - a aparecer de jeans, em cerimónias oficiais. O decor é muito importante.

João Amorim disse...

E de acordo. Não me estou a referir ao decor de cerimónia ou etiqueta, estou a referir-me às opções a que muitos recorrem quando querem expor a visão/ideia da monarquia. Quando num livro escolar se referem à monarquia (a nossa, de 1910, ou das actuais) os "editores" não vão procurar imagens de homens com barba de 4 dias como eu ando muitas vezes, sapatilhas e blusão Elvis. Vão ilustrar com uma menina de vestidinho, com tiára, e um gordinho com bigode retorcido. É necessário desmontar essa iconografia bacoca.