sábado, 14 de novembro de 2009

Os Republicanos, a República, a política republicana, ontem e hoje

Ill.mº Ex,mº Srº

Ahi vão as informações que me deu sobre o celebre Affonso Costa o official da contabilidade de secretaria da universidade.
O Affonso Costa, antes de ser deputado, e depois de sahir de Coimbra, abonava as faltas com certidões de medicos que attestavam a doença d'elle, e contava-se-lhe e recebia todos os mezes o ordenado. Como o abuso se prolongava, baixou da reitoria uma ordem para não acceitar certidão de abonação de faltas. Desde que foi elleito deputado, sempre se lhe tem contado ordenado, e elle tem-no recebido, sendo o bedel da faculdade que o recebe e lh'o remete para Lisboa. O ordenado conta-se-lhe sempre, porque quando a camara está fechada, pertence elle a uma comissão extra-parlamentar, não sei de quê, mas que obteve da camara para poder receber o ordenado sem trabalho. Este é um catões que se propoem salvar a pátria!

Sou de
V.ª Ex.ª
attº v.r.m. obrigado
Manuel d'Oliveira Chaves Castro
Coimbra, 22 de Junho, 1910*

E o que diz hoje o regime acerca deste homem, por ex. no site do "Tribunal de Contas"?: Professor de finanças públicas em Coimbra, Afonso Costa tornou-se numa referência da República, defendendo a disciplina nas contas e a existência de um eficaz orgão fiscalizador.

*fonte: Homem Christo, Banditismo Político, volume I, Madrid, 1912

Sem comentários: