sexta-feira, 26 de junho de 2009

Logótipos

A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República adjudicou o seu logótipo dois jovens designers, que segundo os próprios "procura reinventar graficamente o conceito de República, entretecendo visualmente noções como as de "democracia" e "parlamentarismo"... Como se a democracia e o parlamentarismo fossem conquistas da republica: referem-se aos primeiros anos de ditadura revolucionaria? Referem-se aos 48 anos do Estado Novo? Referem-se ao modelo democrático da III republica, aquele que mais se aproxima qualitativamente da monarquia constitucional? Como podemos observar (em cima) a solução gráfica representa bem o inevitável vazio da sua mensagem: um balão cheio de nada, nas cores carbonárias: o encarnado do sangue que (os republicanos) derramaram e fizeram derramar, o verde da erva de que, por direito natural, (os republicanos) devem alimentar-se. (Fernando Pessoa)

14 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Giro.... O Cristiano Ronaldo também é CR e pode ser que o povo confunda as duas letras com o logo do futebolista Cavaleiro de N.S. de Vila Viçosa. Que bom...

Unknown disse...

Mais grave do que isso: http://deepestsolitude.blogspot.com/2009/06/gnr-e-de-extrema-direita.html

LUIS BARATA disse...

Má escolha em termos estéticos. Mas ainda bem ! :)

Unknown disse...

Isso e bem verdade, Luís Barata.

PEDRO QUARTIN GRAÇA disse...

O logo diz bem como a 3ª República está: vazia!!!

Nuno Castelo-Branco disse...

Continuo na minha: já se estão "a fazer" aos milhões do CR, digo, Cristiano Ronaldo.

Anónimo disse...

Gosto muito da lógica do logotipo para evidenciar conceitos como democracia e parlamentarismo. É que está mesmo evidente: Não se percebe nada. Eu vou mais na onda do Nuno, isto, tem mais a ver com o Cristiano Ronaldo :)

Rui Monteiro disse...

Eu chamava mais ao espaço no meio o "Elefante Branco" que é a república !

impensado disse...

É medonho :)
A República é tristonha, já Eça chamava a atenção para a chateza e fealdade do cerimonial republicano em França.

Ricardo Gomes da Silva disse...

visualmente o logotipo é uma aberração...mas muito fiel ao conteúdo republicano...um imenso nada!

Sem as cores temos uma folha em branco, muito fiel aos últimos 100 anos.
Ausência de ideias, vontade sem farol, poderes ausentes e um imenso povo que esqueceu quem foi.
O balao de fala que aparece entre o vermelho e o verde poderia ser a resposta à pergunta.
Que fez de relevante o regime republicano nos ultimos 99 anos

A resposta está à vista...nada!

bem haja

Maria Menezes disse...

Era para ter saído uma banda desenhada ou historia aos quadradinhos e ficou assim mesmo porque a imaginação não deu para mais...

João Amorim disse...

Vê-se que foi feito por jovens a quem deram "oportunidade" de contar o conto da propaganda. Deviam ter divulgado parte das propostas pois concerteza haveria dispersões mais concentâneas com a desgraça deste regime. Mas... o "balão" – será que pretendiam aludir a "diálogo"???? – é "giro": pressupôe conversa mas apresenta ausência de diálogo, vazia, sem interlucutores, sem quorum. Não podiam ter feito melhor.

Unknown disse...

Simplesmente ridículo, e ainda se deram ao luxo de recusar "por falta de qualidade" umas boas dezenas de sugestões enviadas por umas dezenas de designers que perderam tempo a trabalhar para estes pacóvios.

+ info: www.cpd.pt
concursos

Dulce Reis disse...

O que mais gostei foi mesmo dos cerca de 200 mil Euros pagos pelo Zé [Povinho] ao "designer" Henrique Cayatte para tratar da imagem gráfica (90000€) + Site (99500€).