Na rua Nova da Trindade, no 2º andar, por cima mesmo da redacção do Paiz, ha uma casa de passe, dirigida por uma matrona portugueza e conhecida pelo nome Petit-Hotel. Ha por alli lindas pequenas...á venda. Uma das ultimas noites visitava officialmente esse cabaret o sr. dr. Affonso Costa com o seu adjunto Ribas de Avellar, e dizendo officialmente, porque apenas o ilustre democrata entrou na sala, logo uma caixa de musica rompeu com a Marselheza, em tom marcial. O que sabemos é que o ilustre pae da patria discutia "politica", d'ahi a pouco, com a dona da casa, uma ilustre matrona, que é... partidaria do Mundo.
E' deante d'um partido (Republicano) constituido por gente d'esta ordem, desde o Borracho, que fez pagar por 500$00 reis o serviço d'introduzir um burguez indinheirado na alcova da mulher que lhe concede as suas graças, desde o Bombarda, que não contente com os 500 ou 600$00 reis que recebe mensalmente da sua adorada, ainda mette em Rilhafolles, para ficar absolucto da fortuna, o marido atraiçoado, desde esses dois janotas, altas columnas da egreja partidaria, até ao safardana do Carlos Trilho ao bigorrilhas do França Borges, é deante d'um partido constituido por gente d'essa ordem, ladrões, bebedos, assassinos, cavalheiros d'industria, uma enorme troupe de bandidos, pulhas e canalhas, que emudecem de medo os jornalistas monarchicos, que fogem aterrados os ministros, que curvam humildemente a cabeça os presidentes do conselho e que obedece humildemente o proprio chefe de estado.
Que outra prova desejam da espantosa inferioridade d'esta terra desgraçada?
Isto não é uma patria.
Isto é um prostibulo dentro d'uma cloaca.
Jornal Povo de Aveiro, 21 de Agosto de 1910
4 comentários:
Nada mudou!
Nunca me enganaram. Bela expressão - 'as colunas da egreja partidária...', e o França Borges, pai ou avô desse outro presidente da câmara de lisboa - o ninho republicano, maçon, laico e socialista, tudo sinónimos de traidores à Pátria, palavra e sentimento que desconhecem pois têm outras prioridades.
o rei então, era um santo do caraças...
vocês são uns ingénuos.
Pois mas o rei quando entrava não 'arrancava a marselhesa', talvez os pauliteiros ou o vira, e isso sempre faz a diferença entre portugueses e afrancesados.
Enviar um comentário