quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Quem falou em "nobrezas"? Quem falou em República? Quem falou em igualdades?


Calma sr. presidente! Ainda não estamos em 2010!

"O Presidente da República, Cavaco Silva, condecorou na terça-feira um cidadão chinês que há 15 anos foi condenado em Portugal pelo crime de auxílio à imigração ilegal.

Apesar de sempre ter clamado inocência, Jin Guoping foi condenado a 15 meses de prisão, pena que foi suspensa, depois de em 1994 ser considerado o principal responsável de uma rede que tentava passar cidadãos chineses a partir da península Ibérica para os Estados Unidos.

Na terça-feira o cidadão chinês, que vive em Portugal há cerca de 20 anos e que de início desempenhou a função de tradutor, acabou por receber a Ordem do Infante D. Henrique sem que ninguém soubesse que no seu registo criminal existia uma condenação, conforme refere a TSF. A mesma rádio diz que no processo de candidatura de Jin Guoping não havia indícios da alegada prática do crime e que o registo criminal nem sequer chegou a ser examinado."

In Público, 26 de Novembro 2009
Imagem picada aqui

6 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Está enganado, João! Este homem ajudou gente a fugir da China pós-Tianamen! Não se deixe impressionar pelo parlapié encomendado pela embaixada da máfia pequinesa em Lisboa. Aliás, acho que o Rei bem devia condecorá-lo com a Ordem de Vila Viçosa. Este dr. Jin é um grande amigo de Portugal e um seguidor de Charles Boxer. Nem tudo o que parece, é...

João Amorim disse...

Eu não estou enganado, caro Nuno. O que eu tento induzir é na forma como as "condecorações" são atribuidas, a sua justificação, nesta república "a caminho" (lá diz a constituição!) do socialismo igualitário.

Combustões disse...

João
É um tremendo golpe pago pela embaixada de um país comunista que não lhe perdoa a defesa que o historiador tem feito da visão portuguesa contra as mistificações de Menzies.

Nuno Castelo-Branco disse...

Agora entendi, João. No entanto, este homem merece mais a condecoração que uma manada inteira de comendadores nos últimos vinte 10 de Junhos! Acredite no que lhe digo. Aliás, se o Cristiano Ronaldo recebeu a ÚNICA Ordem portuguesa que julgo válida, muito mais se justificaria atribuir-se-lhe a de Vila Viçosa no 1 de Dezembro. deste ano.

João Amorim disse...

Caro Nuno, concordo. Quantos "comendadores" andam de broche ao peito só por serem "reconhecidos" pelos "seus"!

Nuno Castelo-Branco disse...

Muito à mericana lhe respondo, João, com um sonoro "Yeah!"