
”Ó velhinho, mas afinal tu és monárquico ou republicano? Homem, eu cá sou fotógrafo!” Assim respondia Joshua Benoliel, primeiro grande repórter moderno em Portugal, quando o questionavam sobre as suas simpatias políticas. Benoliel era monárquico convicto. Mas, à sua maneira, ele exprimia o que era mais importante para ele: a liberdade de poder exercer a sua paixão, a fotografia.
Considerado o criador em Portugal da reportagem fotográfica. Fez a cobertura jornalística dos grandes acontecimentos da sua época, acompanhando os reis D. Carlos e D. Manuel II nas suas viagens ao estrangeiro, assim como a Revolução de 1910, as revoltas monárquicas durante a Primeira República, assim como exército português que combateu na Flandres durante a Primeira Guerra Mundial. As suas fotografias caracterizam-se pelo intimismo e humanismo com que abordava os temas.
Fonte : Blogue Causa Monárquica, Wikiédia
Biografia Realistas Aqui
2 comentários:
O Benoliel perdeu as fots da sua vida, quando a 1 de Fevereiro de 1908 se retirou do Terreiro do Paço, após fotografar a chegada dos reis e do príncipe real.
Sim mas andam a usar fotos dele para a propaganda republicana ... lol
Enviar um comentário