sexta-feira, 4 de setembro de 2009

As muitas caras do PRP

A História do PRP é ainda hoje mitificada por alguns como uma caminhada coerente rumo a um desfecho previsivel e inevitável. No entanto, o triunfo dos republicanos em 1910 foi conseguido mais por apatia dos monárquicos do que por mérito dos republicanos.

Parece-me então útil revisitar o percurso que os republicanos percorreram entre 1876 (data da fundação do PRP) e 1910, enquadrando-o na sua época, e identificando os seus pontos fortes (que os teve), e as intermitências de rumo, contradições, e conflitos, que marcaram grande parte da sua história.

Pouco antes de 1910, o PRP era um partido sem implantação nacional (era eficaz apenas nos grandes centros urbanos: Lisboa, Porto e Setúbal). As suas comissões paroquiais não funcionavam, e os seus lideres odiavam-se e passavam o tempo em intrigas e a guerrear-se.

Talvez por isto, e apesar de um real crescimento entre os anos de 1908/10, o triunfo alcançado em Outubro de 1910 foi recebido com espanto e incredulidade por quase todo o país, muito em particular pelos próprios republicanos.

Como foi possivel impor aos portugueses um regime que nada lhes dizia? É a história que conduziu a este improvável desfecho que vos convido a acompanhar no nosso site.

Sem comentários: