terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fim da 1ªedição

Chega ao fim esta primeira edição da cronologia da república. Este trabalho foi algo que deu-me prazer em realizar. Mesmo com todo o esforço implicado, a oportunidade que o João Távora e o Carlos Bobone proporcionaram, permitiu-me apreender e explorar muitas potencialidades minhas. Este é o primeiro de muitos escritos, como desejo que aconteça!
Espero bem que esta colecção de factos, que a comissão oficial tenta ocultar, seja alvo de reflexão e de uma problematização séria e objectiva. Espero receber críticas construtivas. Significa que este trabalho desperta interesse. E esse interesse suscitado, pode contribuir para fazer a diferença na sociedade Portuguesa, tal como é o meu desejo.
Como disseram-me um dia: A História está sempre a fazer-se. E por isso gostava que olhassem para este trabalho como o outro lado dos 16 anos da Primeira República. Não queria que interpretassem num sentido politico, mas como um esforço pessoal de fazer-se História, através do recurso a fontes credíveis.
Esforço de alguém que está a apreender!
Por isso, pensem bem quando formularem o vosso juízo crítico


Daniel Nunes Mateus



Esta cronologia é dedicada à memória das vítimas da 1ªRepública. Para que não sejam esquecidos, como alguns tentam fazer

4 comentários:

João Amorim disse...

caro Daniel

Parabéns e obrigado. Seguir a sua cronologia diariamente permitiu fruir cultura, informação e sentido critico.

um abraço

João Afonso Machado disse...

Caro Daniel:

Boa intervenção a sua, sempre sem falhas. Pela parte qie me toca, faça o favor de continuar a animar o blog.
Um abraço

Anónimo disse...

Parabéns !

mch disse...

Daniel
Um grande abraço de parabéns pelo teu trabalho. Poucos o terão visto agora. Muitos o hão-de lembrar no futuro.