domingo, 10 de outubro de 2010

Correio da Manhã – Há monárquicos no PCP e no BE


Mais de 45% dos portugueses não sabem qual é o centenário que hoje se comemora e só pouco mais de metade está informado de que se trata da implantação da República. Este resultado surpreendente faz parte de uma sondagem da Aximage para o Correio da Manhã, que revela também que mais de 12% dos eleitores do BE e mais de 11% dos que votam no PCP dizem preferir a Monarquia à República.

Por:Paulo Pinto Mascarenhas / J.F.

Apesar do desconhecimento, a esmagadora maioria dos inquiridos (66,1%) responde que a República é actualmente o melhor regime político para Portugal. Ainda assim, a Monarquia aparece como a melhor solução para 12,1% dos portugueses, enquanto 21,8% não têm opinião.

O historiador António Costa Pinto diz ao CM que se espanta “que 12,1% escolham a opção monárquica”, mas que “isso pode estar associado a algum sentimento imediato de descrença em relação à actual República”.

Já o historiador Luciano Amaral defende que “não há hoje uma questão de regime”. Mais: “Em Portugal, a Monarquia caiu e os portugueses deixaram de se preocupar com isso, à excepção de uma minoria de monárquicos.”

Na sondagem, o PS é considerado o “partido que melhor defende os valores da República”, seguido do PSD (20,2%) e do CDS (8,5%). O PCP, com 6,4%, e o BE, com 4,2%, fecham o pelotão republicano. Tanto Luciano Amaral como Costa Pinto consideram ser normal, uma vez que “o Partido Socialista tem uma maior tradição republicana.”

Fonte : Correio da Manhã, 5 de Outubro de 2010

2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Interessante... Outra sondagem, a da Marktest, dizia que representamos o triplo daquilo que os republicanos tinham em 1910. Parecem as sondagens para as eleições, pois nunca batem certo. Para nem seuqe perdermos mais tempo, há ainda que contar com um resultado saído após uma longa campanha de esclarecimento e com a certeza da "separação de águas". Imagine-se como Portugal votaria, vendo todos os dias o sr. louçã, o Rosas e outros deste tipo, a berrarem pela república... Que ajuda preciosa seriam para a nossa Causa!

JSM disse...

Enquanto não conseguirmos desmascarar a propaganda diária, sejam Costas Pintos ou Marcelos Rebelos de Sousa, que subtilmente apontam as causas da crise para as finanças em lugar de apontarem para a questão do regime (constituição incluída), não avançaremos. A propaganda não deixa estabelecer a ligação entre o 'plano inclinado' em que vivemos e o regime que temos. Ainda por cima a 'monarquia constitucional' que tivemos (afrancesada, anti-clerical, etc.) e a fazer batota com o rotativismo (o partido que demitia o governo era o mesmo que organizava as eleições seguintes!!!), também não pode ser dada como exemplo. Sobra-nos um trabalho árduo que mais tarde ou mais cedo vai ter de passar por um partido que consiga eleger deputados para a Assembleia da república. Deputados que estejam lá para lutar pela monarquia e não por outros interesses. Contar apenas com o erro do adversário (que erra todos os dias) pode levar o país ao caos, mas não à monarquia.
Saudações monárquicas