No blogue de ciência "De rerum Natura" foram publicados três textos que resumem a tese de mestrado sobre o ensino das Ciências durante a 1ª república de Valter Martins.
Os resumos publicados parecem desmontar a tese do "enorme" sucesso da 1ª república no campo do ensino. Afinal parece que em 16 anos apesar de melhorar, o "Sucesso" foi microscópico.
No âmbito da formação de professores para o ensino secundário, a medida mais importante da 1.ª República foi a criação das Escolas Normais Superiores. Desde a sua criação até ao seu desaparecimento, com o Estado Novo, estas escolas formaram, no total dos três cursos (magistério primário superior, magistério secundário e magistério normal primário), cerca de 160 docentes. Esse número, relativamente reduzido, de diplomados ficou-se a dever às restrições na admissão às Escolas Normais Superiores impostas pelo Estado.
Durante a 1.ª República aumentou da população liceal. Em 1910 existiam 32 liceus frequentados por 9740 alunos, mas em 1926 existiam 33 liceus frequentados por 12604 alunos. O número de professores do ensino liceal acompanhou naturalmente esse crescimento: de 512 em 1910 passou para 836 em 1926.
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Válter Martins alerta ainda para o facto de no ensino secundário a 1ª republica ter feito uma única reforma apenas em 1918 e pela mão do Presidente Sidónio Pais, a anterior foi feita em 1905 e passou incólume pelas fúria reformista republicana.
1 comentário:
Entrevista a D.Duarte no jornal Destak:
http://www.destak.pt/artigo/76685-d.-duarte-considera-exagerados-os-gastos-das-comemoracoes
Cumpts.
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