"A luta pelos ideais que preconizaram uma sociedade mais justa, livre e igualitária, com mais educação e direitos de cidadania, mobilizou muitas mulheres que se organizaram, conspiraram e entregaram a sua vida à causa comum. Com uma acção sobretudo de cariz intelectual, escreveram para jornais da época, lançaram várias publicações, produziram livros e manifestos e fundaram organizações como a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas."
Esta prosa sem pudor foi escrita (no site de propaganda do CR) para levar os incautos a pensar que antes da república a sociedade era injusta, opressiva, descriminatória, sem escolas, sem civilidade, onde as mulheres, todas elas analfabetas, não escreviam, não se mobilizavam e Ligas só debaixo das saias. Deve ter sido por isso que as mulheres passaram logo a votar em 1911, na primeirinha das repúblicas!! Ou foi mais tarde? E se a república é uma mulher também tem o "período"? É que estamos há 100 anos a viver dias muito difíceis...
1 comentário:
A Liga Republicana das Mulheres, como quase todos devem saber, era uma poderosissima organização de massas. E marchava à frente do proletariado.
Enviar um comentário