terça-feira, 21 de setembro de 2010

Um século depois, Cavaco imita D. Carlos




Diz ele, que ..."espanta muitos, dada a importância estratégica dos nossos portos, que possamos discutir meses e anos a fio o TGV ou o novo aeroporto de Lisboa sem que paremos um pouco para pensar nos portos do futuro”. Refere-se ao mar a que jamais votou qualquer interesse quando foi primeiro-ministro. Aliás, nos anos 80-90, assistiu-se a um recuo sem precedentes nas actividades relacionadas com este sector. Cavaco Silva escandaliza-se agora, com o abandono a que tem sido votado este património e desfia um imenso rosário de possibilidades, desde auto-estradas marítimas - a obsessão pelo termo é sintomática -, onde os transportes rivalizariam com aqueles outros que ajudou a incentivar, quando decidiu betonar o país de norte a sul. A isto, acrescenta a necessidade de modernização dos portos e uma nova política de taxas portuárias e procedimentos administrativos.

Cavaco junta-se a Sampaio, o outro imitador profissional com mais de cem anos de atraso, das actividades anti-tuberculose da rainha D. Amélia.

Cavaco também chega atrasado mais de um século, pois tudo aquilo que oportunamente diz para eleitor ouvir, foi dito e repetido por D. Carlos. O grande rei pagou bem cara a sua visão, pois disso se serviram os seus inimigos, para inventar as mais torpes alarvidades acerca dos seus afazeres marítimos. Desde bacanais a bordo do iate Amélia, até ao plágio do trabalho de outrem e passando pela negligência dos seus deveres de Estado, tudo foi apontado a D. Carlos. O motivo? O excessivo interesse pelo mar.

Quão atrasado anda, este neo-entusiasta naval. Ou leu a recente biografia de D. Carlos que Rui Ramos deu à estampa, ou andam uns monárquicos a assoprar-lhe ao ouvido. Se assim for, que compre um iate para estudos oceanográficos e ponha-se à faina. Até lhe sugerimos um nome, Mariani I. Com um século de atraso, mas mais vale tarde que nunca.

2 comentários:

João Amorim disse...

Mariani, soa a estrangeiro. talvez... Silvita!

Nuno Castelo-Branco disse...

Mariani, como a famosa vivenda no All-garve: Maria+Aníbal = Mari-Ani. Fica bem melhor e de preferência, com umas andorinhas de barro coladas na porta e um cão que diz sim-sim sobre a geleira da cozinha (ou sobre a TV, consoante o gosto).