terça-feira, 18 de novembro de 2008

Revolução Republicana - O dia seguinte

Tendo finalmente embarcado para Portsmouth, fico a pensar como será este país dentro, digamos, de cem anos? Terá conseguido esquecer toda esta violência, desperdício de energia e falta de respeito por si próprio e por uma história sem igual? Terá concedido de forma pacífica e ordeira a independência ao seu imenso império colonial que logicamente um dia se emancipará tal como a monarquia o soube fazer relativamente ao Brasil? Terá finalmente atingido o nível de desenvolvimento dos seus parceiros europeus de quem lenta mas inexoravelmente se ia aproximando? Consolidará uma democracia, ou passará por uma ininterrupta e mortífera série de revoluções, golpes de Estado, assassinatos de homens públicos, ruína financeira, corrupção e generalizada miséria? Não acabará tudo isto pela instauração de uma ditadura que se eternizará no tempo e nos espíritos?

Diário de N. White Castle: 6 de Outubro de 1910, Adeus Lisboa por Nuno Castelo-Branco no Estado Sentido (excerto editado por Paulo Selão no Blogue Pedra no Chinelo)

6 comentários:

Miguel Soares disse...

Portugal do inicio do século XXI: ruína financeira, corrupção e generalizada miséria... Instabilidade social, desemprego, Governo com tiques ditatoriais e pseudo-democrático.
Este texto publicado está bastante actual e deixa-nos bastante pensativos...

Nuno Castelo-Branco disse...

João, quando escrevi esses 4 textos dos dias da "revolução", não imaginei que teriam esta repercussão. Estou atónito, porque era apenas uma brincadeira, uma simples forma de propaganda. Ainda bem que pegou!
N. White-Castle, pois sim, ehehehehe

Nuno Castelo-Branco disse...

Digo, 5 textos e não 4.

João Távora disse...

Parabéns caro Nuno – está muito bem conseguido. (confesso que desconfiei da perspectiva tão contemporânea!)

Cybele Meyer disse...

Olá Nuno, bom dia!

No ano passado, em razão das comemorações do Dia da Bandeira, você deixou um riquíssimo comentário em meu blog e eu, em resposta, lhe afirmei que "no ano seguinte o publicaria quando falasse do assunto novamente".
É isto que estou fazendo hoje.
Agradeço-lhe imensamente pela contribuição e por visitar meu "Educar Já!".
Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo blog e seu conteúdo tão reflexivo.
Tenha um ótimo dia!
abraços com carinho

Nuno Castelo-Branco disse...

Ora essa, Cybele, disponha sempre. O Brasil é muito especial para os portugueses!