terça-feira, 24 de março de 2009

Curso I República e Republicanismo


COMISSÃO NACIONAL PARA AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

Mais de 150 pessoas inscritas para curso sobre I República e Republicanismo

O desejo de melhor conhecer o período da I República e o Republicanismo é partilhado por muitos cidadãos com idades e proveniências geográficas distintas – como revelou o número de inscrições no primeiro curso de divulgação à distância hoje iniciado, que recebeu 153 candidaturas.

O elevado número de pessoas interessadas em aprofundar este tema obrigou a dividir por três edições os alunos inscritos – com intervalos de três semanas no arranque das aulas – para permitir um melhor acompanhamento pelos professores.

Hoje, dia 23 de Março, começa a formação do primeiro grupo. O segundo grupo iniciará a sua formação no dia 13 de Abril e o terceiro no dia 27 de Abril.

A este curso de “E-learning” candidataram-se pessoas de diversas nacionalidades que vivem não só em Portugal – de Norte a Sul, incluindo ilhas das regiões autónomas – como no Brasil, na Venezuela, em Itália, na Tunísia, no Senegal e em Timor-Leste, entre outras proveniências geográficas.

O curso sobre a I República e Republicanismo, que resulta de uma parceria entre a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e o Instituto Camões, tem a duração de seis semanas e foi concebido pela Professora Doutora Maria Cândida Proença e pelo Professor Doutor Luis Farinha, ambos investigadores do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.

Em matéria de actividades profissionais dos candidatos ao curso, ainda que entre eles haja vários professores de história, de filosofia e de ciências sociais, há também licenciados em química e noutras áreas de conhecimento. Entre as razões da candidatura, há não só a vontade de saber mais sobre a I República e o Republicanismo como também quem, vivendo no estrangeiro, queira melhorar o seu domínio da língua portuguesa e quem se inscreva por querer de algum modo participar nas Comemorações do Centenário da República.

Em Outubro de 2009 iniciar-se-á uma nova edição do curso, essa destinada a um público mais específico e com a possibilidade de obtenção de créditos e certificação.

Veja aqui

Esta dá vontade de rir... se ao menos fossem nacionais os alunos ...

2 comentários:

Maria Menezes disse...

Fantástico! Isso é um curso a nível internacional. Portugal servirá de exemplo para todos como república,republicanismo e republicanices...

Nuno Castelo-Branco disse...

Sempre quero ver qual é o programa. Vejamos:
1- Como conseguir 45 governos em 16 anos.
2- Como liquidar os cadernos eleitorais e garantir sempre a vitória em "eleições".
3- Como permanecer no poder durante 48 anos.
4- Como instituir uma boa policia política que mantenha a sociedade nos eixos.
5- Como descolonizar da pior forma possível.
6- Como aderir a uma União político-económica, sem garantir a solvência da indústria, pescas, comércio e agricultura.
7- Como criar apenas duas classes sociais: a dos muito ricos e a dos pobres.

O curso promete...