terça-feira, 31 de março de 2009

Más companhias (2)


Blog de pendor jacobino e anónimo, à velha maneira dos carbonários: o República 100 anos 1910-2010 não tem links (estratégia que condena a sua visibilidade), vale pelos bonecos, autenticas curiosidades kitsch. Já está aí na barra lateral.

3 comentários:

editor69 disse...

Gosto do detalhe do "header"...
azul e branco...
é que o vermelho e verde não fica mesmo bem com nada não é?

Pena disse...

Valioso Amigo:
Tive que procurar, pois, para mim a República eleita pelo povo é a autêntica e verdadeira. Pode haver equívocos perante promessas ao povo simples e humilde, de carácter eleitoralista, jamais cumpridas pelos governantes.
Aí vai:
"...Segundo a maioria dos estudiosos, há duas formas de governo, a monarquia e a república. Esta se caracteriza pelo fato de presidente ser temporário e ser escolhido pelo povo, dentre o povo. Mas compreende duas espécies, a república democrática, em que não existe distinção de classe para eleger e ser eleito; e a república aristocrática, em que há privilégio da classe nobre, de eleger e ser eleita.

Entre os romanos, Cícero, ao dizer que "república coisa do povo', prosseguindo esclarecendo "e povo não é mero ajuntamento de pessoas postas lado a lado, mas uma convivência consciente de pessoas que se se torna sociedade pelo reconhecimento de um direito e de objetivos comuns", delimitou, com precisão, o sentido mais autêntico de república , ao mesmo tempo em que não a contrapõe à monarquia, mas aos Governos injustos.

Por outro lado, segundo a teoria marxista, a República socialista seria um Estado inteiramente novo, em que tudo seria organizado com vistas à realização do comunismo, por meio da ditadura do proletariado; nela não existiria divisão de poderes, nem distinção entre Estado e sociedade, mas a concentração de todos os poderes nas mãos do Partido, que representaria a vanguarda dos trabalhadores.

Mais informado...desencantado um pouco...para não dizer imenso...!
OBRIGADO sincero, brilhante amigo...
Abraço com imenso respeito e estima...
Um humilde cidadão


pena

Bem-Haja!

João Amorim disse...

E diz no cabeçalho desse blogge: "... faz 100 anos. Que fique para sempre"... concluo eu: ...Que fique para sempre... nos 100 anos!!!