sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O gato e o melro

Entrevistado (ou esmiuçado) pelo tareco da moda, Mario Soares não se deixou enganar. Sabe-a toda, como se diz na gíria! E driblou o gatinho com a maior das facilidades. Assim, bastou-lhe uma simples menção à actual terceira república, para atalhar de imediato ripostando que não existe nenhuma terceira república e que esta é apenas a segunda! E deu uma explicação surrealista: - segundo Mário Soares o estado novo, não conta, porque a ditadura não é republicana nem monárquica! Perante esta revelação o mínimo que se esperava de um gatinho inteligente é que perguntasse de seguida - então se a ditadura, que durou quarenta e oito anos, não conta, o que é que vamos comemorar no centenário?! Ou seja, o que significa a expressão 'centenário da república'?! Mas o tareco, tão espertinho noutras ocasiões e com outros convidados, calou-se, e mudou de assunto. E o pessoal lá em casa foi aldrabado outra vez.
Então não andamos a comemorar o 5 de Outubro há cem anos! Que eu me lembre o estado novo sempre fez feriado no 5 de Outubro!
Enfim, com melros destes não saímos da gaiola.
.
. Saudações monárquicas

2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Giro, de facto. Então, para o Mário Soares, monarcas como Ivan o terrível, Pedro o Grande ou Napoleão, não encabeçavam monarquias, pois antes de tudo, eram ditadores: nem monarquia, nem república...
Boa contribuição para a Teoria da História ou Política, não hajam dúvidas. Soares em grande!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.