Acontecimento teatral sobre a I República para famílias e crianças dos 6 aos 12 anos. A história da República é contada num tom pessoal a rapazes e raparigas que podem ter entre os 6 e os 12 anos. A contadora herdou um álbum de fotografias que pode ter sido feito por Carolina Beatriz Ângelo ou por sua avó, inspirado pelo ideal republicano. Nele está guardado tudo aquilo que diz respeito a este momento histórico. Em jeito de passagem de testemunho, a contadora abre o seu universo a quem a ouve. Entre linhas, cordas, flores, fotografias e xaropadas os ouvintes são iniciados num clima de secretismo que recria os passos que levaram à passagem da Monarquia à República em Portugal."
Viram? Dos 6 aos 12 anos! Num album onde tudo está guardado no que diz respeito ao momento histórico! Num clima de secretismo... são "iniciados"! Recriam-se os passos que levaram à passagem...!
Força "comissão". Talvez as crianças acreditem no acontecimento teatral que é a xaropada deste centenário. Ainda falam da "mocidade portuguesa". Ei-la, bem orientada pela propaganda.
1 comentário:
Até nas bicicletas havia um rei: Joaquim Agostinho.
E o Rei da Montanha, em cada Volta.
M. Figueira
Enviar um comentário