sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dente de ouro "fake"



A RTP anda numa fona de propaganda à custa do contribuinte. Não contente em ter rodado a série "O Dia do Regicídio", na qual o Buíça aparece como um bonzinho de colossal coração, teve agora a luminosa ideia de levar ao video, a gloriosa figura do famoso Abel Olímpio, quiçá um dos símbolos do regime de 1910 e seguríssimo herói lá para as bandas bloqueiras.

A série chamar-se-á "A Noite Sangrenta" e até já se adivinha a trama: um coitadinho pé-rapado, é industriado pelos mauzões "ricos e poderosos" e sendo um "inveterado idealista" e dedicado combatente pela "liberdade", tornar-se-á no cabecilha do grupo que procurava inofensivamente afastar "clericais reaccionários e pré-fascistas". Uns pozinhos de Sidonismo a puxar para o azul e branco, umas menções à cavilosa "Monarchia do Norte" e temos o quadro político que proporcionará o atirar das culpas aos do costume. No meio, surgirá uma viúva chorosa e fiel "republicana até à cova", mortinha por descobrir aquilo que não podia ser outra coisa, senão um crime thalassa.

O Dente d'Ouro - que chatice, esta alcunha é uma contrariedade - poderá começar a ser apresentado como um percevejo rastejante nas piores alfurjas, mas de uma coisa podemos estar certos: com o passar dos minutos, o telespectador irá modificando a sua "opinião", pois a RTP fará o milagre da transformação da personalidade do Dente d'Ouro. Acabará como mais uma "vítima de classe", uma personalidade cheia de "contradições", um "idealista bom, generoso" e "indefeso" e claro está, "amigo do seu amigo". Com um bocadinho de lata, ainda acrescentamos o epílogo, pois infalivelmente, ali andará "mãozinha de monárquico".

Querem apostar?

1 comentário:

Anónimo disse...

Nesta maldita Época do Socrates, é pena não haver por cá outro Dente d´ouro.
Já tinhamos metido esta corja na ordem!
Todavia, tal como os nossos "RICOS" governantes pediram, eu estou disposto a fazer sacrificios pela pátria!