Cinco de Outubro é o romance do “nosso” Lourenço Pereira Coutinho recentemente lançado pela pela Sextante, do grupo Porto Editora em ano de centenário da república. Trata-se dum romance histórico em que o autor utiliza os protagonistas da época para retratar os últimos meses da monarquia e a conspiração da revolução republicana.
Sobre o livro: «Junho de 1910: D. Manuel II enfrentava nova crise governamental, após queda do ministério Veiga Beirão. Entretanto, revolucionários e carbonários organizavam reuniões desencontradas para o derrube da monarquia. Cinco de Outubro acompanha os percursos dos principais protagonistas da época – D. Manuel II, Teixeira de Sousa, Paiva Couceiro, Afonso Costa, Machado Santos –, que se cruzam com personagens ficcionados, numa narrativa de intensidade crescente que culmina nos dias da revolução republicana: 3, 4 e 5 de Outubro.
Nos escaparates das livrarias por 16,50€
Lourenço Pereira Coutinho, nasceu em Lisboa em 1973, é autor do ensaio Do Ultimato à República (2003) e dos romances Na Sombra de João XXI (2006), Fim d’Época (2007) e Baile de Máscaras (2008).
1 comentário:
Com os meus parabéns ao Lourenço Pereira Coutinho, de Ramalho Ortigão, após o sucessa da Rotunda:
«das quatro dúzias de heróis que denodadamente havia derramado o seu sangue e dado a sua vida pela conquista das liberdades pátrias, sobreviviam apenas uns dez ou doze mil!»
(in «Últimas Farpas», ed. Clássica Editora, pág. 93)
Enviar um comentário