sexta-feira, 26 de março de 2010

A CARBONÁRIA REPUBLICANA v. A CARBONARA

Manifesto Republicano Académico:
«O documento exibe um forte sentimento anti-britânico (..) recorrendo à História de Portugal para mostrar que a decadência nacional radicava (...) nos monarcas que governavam o país. As palavras usadas são violentas e inequívocas: "É por isso que em ódio embebemos a pena para estigmatizar os sistemas dinásticos, é por isso que levantamos o grito de guerra contra este regime que prostitui a lei e pôs o país em almoeda; (...)
O meio encontrado para travar essa luta era a fundação de "um grémio, cujo principal objectivo será trabalhar pela República».
(...)
No Pátio do Tijolo, à R. D. Pedro V, houve uma carvoaria cujo dono (...) pertenceu à Carbonária. Republicano enérgico e voluntarioso, dominava com as suas maneiras autoritárias os conterrâneos minhotos (...) entregando-os daí a pouco aos comités iniciadores.
(...)
Existem algumas descrições de iniciações carbonárias (...). Os iniciados, desde que eram admitidos, quando se preparavam para conhecer as pessoas que se achavam presentes quando deparavam com quatro ou cinco figuras negras, hirtas, apontando-lhe ao peito o punhal vingador. Era um momento de emoção. Quase todos recuavam.
(...)Depois vinham as perguntas do Primo Presidente ao Primo do Olmo:
- O que se faz aos traidores?
- Matam-se.
- E se ele fugir?
- Procurar-se-à por toda a parte até que o atinja o braço vingador!»


((António Ventura, «A CArbonária em Portugal - 1897-1910, Livros Horizonte, págs. 17-19)

5 comentários:

Francisco RB disse...

Ainda bem que a monárquica é carbonara e não carbonária... qual é a nossa iniciação?

Anónimo disse...

Bem-estar. Liberdade. Disponibilidade. Portugalidade. Independência. Respeito. Boa educação. Bandeira. Vontade de melhorar. Fé no futuro.

Um Irmão desta Irmandade

Filipa V. Jardim disse...

Francisco RB,

A iniciação, penso que consiste só em clicar no botão enter

Luis Ferreira disse...

Força, temos de continuar unidos para conseguir os nossos objectivos. VIVA A MONARQUIA,VIVA A NOSSA BANDEIRA AZUL E BRANCA, esta é realmente a bandeira portuguesa a bandeira de Potugal.

Anónimo disse...

...e hoje o que se faz aos traidores???Dá-se lhes uma pensão choruda...quem são os traidores? Maçons tambem....
Quando é que o patriotismo se revela? Quem for patriota não pode continuar a assistir sentado ao que se passa na republica!! I.M.