quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um "feriado" com cem anos


Os deputados socialistas, pela voz de duas senhoras, querem proceder à eliminação de vários feriados – para ficarmos "equiparados" a Espanha – especificamente os feriados "católicos". Ora esses feriados são os Feriados tradicionais e eram tidos para desafogo da participação de fiéis, etc. Os outros foram-se acrescentando para fim de propaganda e festividade pontual, entre outros, refiro-me aos feriados que germinaram no tempo da II República, dos feriados locais das recentes cidades e vilas, do 5 de Outubro, do 25 de Abril. Todavia, não é só cortar, as empossadas senhoras também querem acrescentar/inovar. Numa nota de imprensa fala-se na criação do feriado -"Dia da Família" no dia 26 de Dezembro. Não é mau! Pensei que iam colocá-lo no dia 25 de Dezembro. Temos então 2 dias seguidos de feriado(!). E será que as senhoras deputadas socialistas ainda não enxergaram que de feriado pátrio estamos cheios e vazios!.... de feriado-alheado está o povo face à República há cem anos a esta parte.

2 comentários:

Anónimo disse...

No dia 5 de Outubro não posso. Tenho um julgamento. Inadiável. A Ré está presa. Desviava meninas sãs para péssimos caminhos...

M. Figueira

bicho disse...

As deputadas socialistas não devem é estar boas da cabeça, que eu saiba, esses feriados (religiosos) estão estipulados na concordata estipulada entre a Igreja Católica e o Estado Português portanto não podem ser extintos por decreto, acho eu !

Quanto aos outros feriados que feriados querem eliminar, só se quiserem fazer a troca entre o dia do pronunciamento sindicalista-militar (25 de Abril) e o dia da revolução democrática (25 de Novembro), tirando isso não estou a ver onde raio querem mexer, no 1º de Dezembro ou no 5 de Outubro era uma tolice, ambos referem datas de profunda importância para o contexto político Português.

O 1º de Maio ou o 10 de Junho, para mim serão os únicos feriados que poderiam ser mexidos, mas teria isto algum impacto relevante no país ! E para mais o 1º de Maio é celebrado em inúmeros países no mundo visto ser um feriado internacional, o 10 de Junho é o nosso dia, o dia dos Portugueses e de Portugal, se bem que os Portugueses para esta gente contam de cada vez menos, digo eu !